A hidrocefalia é um acúmulo anormal e excessivo de líquor (líquido cefalorraquiano) dentro do cérebro.

Ele é produzido pelos ventrículos cerebrais e tem como função proteger as  estruturas do cérebro e a medula espinhal contra danos, além de fornecer nutrientes. Geralmente, a hidrocefalia é causada por uma diminuição da absorção ou obstrução do fluxo desse líquido, levando a aumento da pressão intracranianaina.

Embora seja mais comum em crianças, devido a alterações no desenvolvimento do feto durante a gravidez, a hidrocefalia também pode se desenvolver em adultos como complicação de hemorragias ou infecções (como a meningite) que afetam o cérebro ou tumores cerebrais, por exemplo.

Na maioria dos casos, a hidrocefalia não tem cura definitiva. No entanto, consegue ser  controlada e tratada por meio de diferentes tipos de cirurgia, que devem ser realizadas o mais rapidamente possível, para evitar sequelas, como atraso no desenvolvimento físico e mental.

Quando a hidrocefalia acontece na idade adulta, não há aumento do tamanho da cabeça.

Isso porque, os ossos do crânio já estão completamente desenvolvidos. Esta condição faz com que os sintomas sejam mais intensos e apareçam mais rapidamente, já que o cérebro acaba sendo pressionado contra o crânio.

Os principais sintomas da hidrocefalia em adultos ou idosos são:

– Dor de cabeça intensa;
– Dificuldade para caminhar;
– Incontinência urinária;
– Perda de coordenação e equilíbrio.

Além disso, outro sintoma que pode ocorrer é a perda progressiva da memória, pensamento ou raciocínio.

O tratamento para hidrocefalia pode variar de acordo com a causa. Em geral há duas opções principais.

Derivação Ventriculoperitonial:

Consiste em um catéter que é colocado no interior do ventrículo e vai até o abdômen.
O fluxo é controlado por uma válvula e o líquido é absorvido dentro do abdômen.

Terceiro ventriculostomia endoscópica:

É uma forma mais moderna e menos invasiva.Através de uma pequena abertura do crânio (8 mm), o Neurocirurgião introduz uma câmera dentro do crânio e faz uma pequena abertura na base do cérebro, permitindo o restabelecimento do fluxo normal do líquor.