Com a chegada do inverno e em consequência da contração da musculatura, as queixas de dores na coluna começam a aparecer principalmente nos ossos e articulações. Ocorre, desta forma, a diminuição da mobilidade das articulações, causando assim mais dores na região.

No frio nosso corpo está ainda em constante defesa das baixas temperaturas, realizando contrações involuntárias da musculatura para aumentar a temperatura e aquecer todo o nosso organismo.

Este quadro traz consequências, tais como:

– Deficiências no suporte sanguíneo;

– Queda no ritmo metabólico;

– Encurtamento das fibras musculares;

– Diminuição de massa e força muscular;

– Limitação articular e, consequentemente, alterações biomecânicas, ou seja, maior dificuldade do corpo de realizar certos movimentos, causando assim alterações posturais.

Para prevenir e combater as dores, a prática de exercícios regulares é muito importante e não deve ser interrompida, especialmente neste período.

Quem sofre mais?

A incidência de dores na coluna nesta época do ano atinge na sua maioria os idosos e sedentários, em razão de seus músculos serem mais enfraquecidos e encurtados, que realizam maior contração, revelando pontos doloridos.

A situação também ocorre em pessoas que trabalham realizando grandes esforços físicos, nas que ficam na mesma posição por muito tempo, naqueles que não praticam exercícios físicos regularmente, nos indivíduos que já têm problemas articulares e nas pessoas com osteoporose ou outras doenças como hérnias discais.

É muito comum pacientes com artrose ou artrite apresentarem um agravamento da doença neste período do ano, tendo dores constantes e algumas vezes até mais fortes.

Como prevenir as dores?

Há maneiras de evitar todo este incômodo e prevenir as dores na coluna nesta época fria, entre elas:

– Fazer alongamentos todos os dias, separe de 15 a 20 minutos diários para realizar o alongamento: com muita calma, cuidado e sempre respeitando seus limites.

– Exercícios físicos e musculação irão ajudar a fortalecer sua coluna. Porém, existem exercícios contraindicados e, por esta razão, é fundamental conversar com seu médico e determinar as possibilidades.

– Yoga e Pilates também são opções recomendadas.

Tenha uma boa postura! Sempre se certifique de que está na melhor postura possível.

Se mesmo assim as dores persistirem ou se agravarem procure um médico especialista em coluna.