Uma clara definição é fundamental para se compreender as possibilidades da Medicina Regenerativa. De acordo com Mason & Dunnill, ela “substitui ou regenera células, tecidos ou órgãos humanos, para restaurar ou estabelecer a função normal”.

Como? Através da interação de diversas áreas do conhecimento científico: biologia celular e molecular, biomateriais e nanotecnologia, engenharia de tecidos, genética, imunologia e o que mais a imaginação do pesquisador puder alcançar.

O termo “Medicina Regenerativa” foi usado pela primeira vez em um artigo de 1992 sobre administração hospitalar. O artigo de Leland Kaiser termina com uma série de parágrafos curtos sobre tecnologias futuras que impactarão os hospitais, onde afirma: “um novo ramo da medicina se desenvolverá que tentará mudar o curso da doença crônica e, em muitos casos, irá regenerar sistemas orgânicos degenerados ou com falhas”.

Esses desenvolvimentos e estudos estão sendo acompanhados de perto por nossa equipe da Clínica da Coluna, visando o melhor para nossos pacientes.

Mas, lembrando que o médico é o profissional que poderá lhe indicar o melhor tratamento, que pode ser, através de terapias, ou inclusive cirúrgico.

É importante deixar claro que a Medicina Regenerativa não veio para ser a solução de tudo, mas sim, mais uma opção no combate aos problemas relacionados à sua saúde.

Necessita de atendimento especializado para tratar doenças crônicas da coluna?

Dr. Sandro de Medeiros – artigo publicado em jornal | março 2024