A espondilolistese é uma condição que afeta a coluna vertebral e ocorre quando uma vértebra se desloca deslizando para frente, o que faz com que a coluna fique desalinhada e cause compressão dos nervos.

Os principais sintomas são:

– Dor persistente, rigidez das costas e/ou formigamento das pernas. Ela é mais comum de ocorrer na região lombar, mas também pode afetar qualquer parte da coluna, como na cervical. 
– Decorre, normalmente, do envelhecimento, que faz com que os discos intervertebrais fiquem desidratados e mais finos.

O diagnóstico é feito pelo médico, que indica o tratamento mais adequado, através do uso de remédios, como anti-inflamatórios ou corticoides – para aliviar a dor, de fisioterapia e, em casos graves, de cirurgia.

COMO É A CIRURGIA?

A cirurgia tem como objetivo a descompressão neural (afrouxamento dos nervos que estão apertados) e posteriormente a fixação da vértebra.

O procedimento cirúrgico comum adotado é a artrodese, realizado por via aberta. Entretanto, para alguns casos, existem também técnicas minimamente invasivas em que são feitas pequenas incisões paralelas à coluna.

 No caso da adoção de um procedimento minimamente invasivo não há necessidade de imobilização do paciente, sendo indicado somente o repouso.

Dores e desconfortos pós-cirúrgicos são esperados, mas podem ser minimizados com o uso de medicamentos adequados.

Geralmente, os pacientes podem se movimentar no mesmo dia e voltar de forma gradual as suas atividades rotineiras com um tempo de recuperação de 2 a 3 meses.

QUANDO DEVO OPERAR?

Nos casos em que a dor lombar e/ou radicular se tornar incapacitante devido a estenose do canal, artrose facetaria e compressão radicular.