Esta é uma pergunta recorrente no consultório. Ainda há uma crença popular de que fazer cirurgia na coluna em pessoas idosas representa um risco muito alto. Isto não é verdade. Hoje, contamos com tecnologias que nos permitem um diagnóstico muito específico, através de imagens e recursos de instrumentação. Elas nos possibilitam intervir na coluna de uma forma minimamente invasiva. Assim, além de termos uma assertividade no ponto a ser operado, temos a disposição equipamentos de alta performance com acesso preciso à área que necessita ser operada.

Na verdade, as cirurgias em pacientes acima de 70 anos de idade se tornaram frequentes. Por quê? Cada vez mais as pessoas estão alcançando uma longevidade maior. Estudos demográficos apontam o ganho de vários anos na expectativa de vida nas últimas décadas, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

Uma das questões importantes, neste contexto, é que o envelhecimento provoca compressões por estenoses dentro da nossa coluna, que vão causar dores muitas vezes importantes, principalmente na região lombar e nas pernas. A compressão medular na coluna cervical configura-se em um quadro de mielopatia espondilótica com risco de perda dos movimentos dos membros.

E a pergunta que vem naturalmente à cabeça da maioria das pessoas é uma só: estas cirurgias virão acompanhadas de maiores riscos? Na realidade, o risco não é aumentado pela idade do paciente. A idade só representará aumento de riscos se o paciente tiver problemas cardíacos ou pulmonares graves.

Então, não deixe de procurar seu médico de confiança por achar que uma cirurgia de coluna não é para você devido a sua maior idade. As mais avançadas tecnologias e tratamentos estão inteiramente a sua disposição, Consulte-nos.