AVC Isquêmico

Este é o tipo de ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL que mais acontece. Ele ocorre quando há interrupção do suprimento sanguíneo para determinada região do cérebro.

Os principais fatores de risco são: obesidade; hipertensão arterial; diabetes; dislipidemia – aumento do colesterol; tabagismo e alcoolismo.

PRINCIPAIS SINTOMAS: fraqueza ou adormecimento de apenas um lado do corpo; dificuldade para falar ou para entender frases e informações simples; dificuldades para engolir, tontura; perda da força da musculatura do rosto que deixa a boca torta; dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora.

É importante salientar que os sintomas podem acontecer subitamente e podem ocorrer combinados ou individualmente.

O TRATAMENTO acontece através a realização de uma trombólise, que é a injeção de uma enzima que só pode ser administrada a partir do momento que o AVC Isquêmico estiver com diagnóstico confirmado por tomografia ou ressonância magnética. A droga deve ser utilizada nas primeiras quatro horas após o evento, com capacidade de destruição do coágulo, restabelecendo a circulação do sangue na região e diminuindo o risco de sequelas.

Outro tratamento é o cateterismo cerebral, que é feito a partir da inserção de um tubo flexível na artéria da virilha até o cérebro para tentar remover o coágulo ou para injetar anticoagulantes no local.

AVC Hemorrágico

É a ocorrência de sangramento em uma parte do cérebro, causado pela ruptura de um vaso sanguíneo. Entre as causas deste tipo de AVC estão: pressão alta; aneurisma; malformações vasculares; distúrbios na coagulação sanguínea e aterosclerose.

O AVC HEMORRÁGICO está entre as principais causas de emergências médicas na área de Neurologia. Ele ocorre com menos frequência (em torno de 10 a 15% de todos os casos de AVC), mas é muito mais perigoso.

Entre os SINTOMAS – alguns semelhantes aos que ocorrem no AVC Isquêmico tais como: fraqueza em apenas um lado do corpo, dificuldade para enxergar de um ou dos dois olhos, tontura, dificuldade para articular frases e para compreender palavras que fazem parte do dia a dia. O AVC Hemorrágico pode produzir ainda crises convulsivas.

O TRATAMENTO é feito a partir do controle da pressão arterial com anti-hipertensivos e tratamento dos sintomas. A indicação de cirurgia é considerada a partir do tipo e gravidade do caso.

Baseado na fonte – Instituto de Neurologia de Rio Preto – https://inerp.com.br/