Dor na coluna lombar é a segunda causa de falta ao trabalho, perdendo apenas para a cefaleia. Estimativas de autoridades médicas dão conta de que 80% das pessoas terão algum tipo de dor lombar, em algum momento da vida. E os estudos mostram também que em 85% dos casos é bastante difícil definir com exatidão as causas da dor.

As dores lombares crônicas podem ter como causas: doenças inflamatórias, doenças degenerativas, neoplasias, defeitos congênitos, debilidade muscular, predisposição reumática, degeneração da coluna ou dos discos intervertebrais. Mas, a experiência de consultório nos mostra que normalmente a dor lombar crônica não decorre de doenças especificas, mas sim de um conjunto de causas que estão ligadas ao estilo de vida da pessoa, à atividade profissional e à própria idade, tendo em vista que o envelhecimento traz como consequências, entre outras questões, a degeneração da coluna.

Entre as ações preventivas que podem ser tomadas para evitar as lombalgias estão os cuidados ergonômicos no posto de trabalho. Por exemplo, é fundamental o uso de cadeiras adequadas, que proporcionem uma boa acomodação para as costas e que contribuem para a boa postura do corpo. Importante ainda, é procurar fazer pausas periódicas nas jornadas de trabalho para pessoas que permanecem por muito tempo na mesma posição. Isto pode trazer bons resultados em termos de prevenção, mas há práticas do nosso dia a dia que são fundamentais para proteger nossa coluna lombar:

– Contraia a musculatura abdominal para levantar objetos. Esta simples atitude elimina dois terços da carga nos discos intervertebrais;

– Movimente-se: permaneça no máximo 50 minutos sentado. De tempos em tempos, levante-se, dê uma caminhada, movimente as pernas. Assim, alivia-se a pressão nos discos intervertebrais lombares. Ao viajar, desça do carro a cada período de uma hora e meia, e ande alguns passos;

– Na academia evite exercícios sentado;

– Sempre dobre os joelhos ao abaixar-se;

– Se tiver que permanecer muito tempo em pé, alterne o peso do corpo sobre cada um dos pés;

– Evite assistir televisão deitado em movimento de torção ou sentado em postura sem apoio para lombar;

– No trabalho, regule corretamente a altura da cadeira e sente-se de modo a apoiar a coluna no encosto.

Em caso de agravamento dos sintomas não deixe de procurar um especialista para obter um diagnóstico e o tratamento adequado.