Você já sentiu dores nos músculos da face, da cabeça ou do pescoço? Essas dores podem estar relacionadas a um problema chamado dor miofascial, que afeta os tecidos que envolvem os músculos. A dor miofascial pode ter várias causas, mas uma das mais comuns é a má postura da coluna vertebral.

Na verdade, ela é uma síndrome caracterizada por pontos dolorosos nos músculos, chamados de pontos-gatilho. Esses pontos são áreas de contração muscular involuntária e persistente, que geram dor local ou referida (ou seja, que se irradia para outras regiões do corpo). A dor miofascial pode afetar qualquer músculo, mas é mais frequente nos músculos da face, da cabeça e do pescoço.

A dor miofascial pode ser classificada em dois tipos: ativa ou latente. A dor ativa é aquela que está presente mesmo em repouso, e que piora com o movimento ou a pressão sobre o ponto-gatilho. A dor latente é aquela que só aparece quando o ponto-gatilho é estimulado por algum fator desencadeante, como o estresse, o frio ou a tensão muscular.

Como a coluna vertebral influencia na dor miofascial?

Quando a coluna vertebral está em uma posição inadequada, seja por hábitos posturais errados, seja por traumas ou doenças degenerativas, ela pode gerar uma sobrecarga nos músculos que a sustentam. Essa sobrecarga pode provocar espasmos musculares e inflamação nos tecidos, favorecendo o surgimento dos pontos-gatilho e da dor miofascial.

Como tratar a dor miofascial causada por problemas na coluna?

O tratamento depende da causa e da intensidade da dor e deve ser prescrito pelo médico especialista em coluna vertebral.

Modernamente, uma das opções mais indicadas envolve o tratamento por ondas de choque, que utiliza ondas sonoras de alta energia para estimular a regeneração dos tecidos afetados pela dor miofascial.

As ondas de choque são aplicadas na área dolorida por meio de um aparelho especial, que gera pulsos rápidos e intensos. Esses pulsos têm a capacidade de ativar os mecanismos naturais de cicatrização e inflamação do corpo. Assim, o sangue flui melhor para a região, levando oxigênio e nutrientes essenciais para a recuperação dos músculos, tendões e ligamentos.

O tratamento de ondas de choque é seguro e eficaz para tratar a dor miofascial por problemas na coluna vertebral.

Dr. Sandro de Medeiros – artigo publicado em jornal | outubro 2023