“Dr. Fernando: Há umas duas semanas comecei a sentir dor lombar baixa e nos glúteos, dor, cãibras e sensação de peso nas pernas que vai piorando quando estou de pé ou andando, mas melhora quando estou sentado. Também tenho sentido formigamento nas plantas dos pés”.

MAURÍCIO L.

Olha Maurício, estes teus sintomas são típicos da Estenose do Canal Lombar, mas quero deixar bem claro que apenas a partir de uma consulta médica e de exames físicos e por estudos de imagem da coluna e dos vasos sanguíneos poderemos eliminar outras hipóteses.

Se este for o caso e com a progressão desta doença, você só irá conseguir andar curtas distâncias, pois há piora dos sintomas dolorosos ao caminhar. Quando se inclina o tronco para frente (por exemplo, empurrando carrinho de supermercado ou subindo ladeiras) pode ocorrer suavização da compressão dos nervos no interior do canal vertebral e alívio temporário dos sintomas.

OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA A ESTENOSE ESPINHAL

Uma vez confirmado o diagnóstico de estenose espinhal, seu médico pode prescrever um tratamento conservador para aliviar os sintomas de dor. Se o tratamento conservador não funcionar, a cirurgia pode ser uma alternativa de tratamento.

– TRATAMENTO CONSERVADOR

Em alguns casos, as dores na coluna e nas pernas causadas devido à estenose espinhal podem ser tratadas com medicação, injeções de corticosteroides, descanso e fisioterapia. Se os sintomas piorarem, medidas conservadoras podem não proporcionar alívio, levando pacientes a considerarem alternativas mais intensas.

– TRATAMENTO CIRÚRGICO

Na estenose de canal vertebral lombar central e a lateral, efetuamos duas técnicas com resultados similares: endoscopia lombar interlaminar e a microscópica. Atualmente, a técnica endoscópica tem sido a nossa primeira opção cirúrgica por ser menos traumática, menor possibilidade de complicações e com rápida recuperação.

É importante salientar que para se obter bons resultados no tratamento cirúrgico de doenças de coluna vertebral, a tarefa mais importante é estabelecer diagnóstico preciso através de uma boa anamnese (história clínica e exame físico) e estabelecer correlação dos achados clínicos com os exames complementares, tais como a radiografia, tomografia, ressonância magnética, etc. Uma vez estabelecida essa correlação, poderemos decidir qual o melhor procedimento.

O médico (cirurgião) tem a obrigação de buscar o melhor e o mais duradouro tratamento possível, sempre na medida do possível, baseado em conhecimento científico e humanístico.

Maurício: marque uma consulta que iremos tratar com a máxima atenção o seu caso!

Dr. Fernando Schmidt
CRM 14609