Sempre após uma cirurgia de coluna ocorrem diferentes processos de cicatrização, que podem levar de semanas a poucos meses.

Para ser liberado, o seu cirurgião deve fazer uma revisão pós-operatória entre 2 a 4 semanas após o procedimento.

E OS EXERCÍCIOS?

Você terá que ir devagar enquanto ocorre a sua recuperação. Mas o retorno à atividade física deve ser o mais precoce possível.

À medida que volta a se exercitar, você precisará ser extremamente cauteloso com quaisquer exercícios que possam causar  movimentos excessivos na área das costas que está tentando cicatrizar. O movimento excessivo e repetitivo nesta área pode causar muita dor, além de ser fator de falha no resultado cirúrgico.

Então, vamos esclarecer sobre questões específicas durante o período de recuperação:

REPOUSO: um a três dias (deitado ou reclinado), limitando o decúbito sentado e a caminhada em 10 a 20 minutos de cada vez.

DIRIGIR CARRO: não dirigir por 2 a 4 semanas.

CARREGAR PÊSO: limitar ao mínimo possível.

SERVIÇOS DOMÉSTICOS: não dobrar ou torcer a coluna. Iniciar de forma muito progressiva.

MANIPULAÇÕES: proibido fazer manipulações da coluna (quiropraxia), tração ou tração invertida nas primeiras semanas.  Casos específicos podem ser liberados mais precocemente pelo Cirurgião.

EXERCÍCIOS:

1. Caminhada: na maioria dos casos, o paciente deve caminhar no dia seguinte ou no mesmo dia da cirurgia. Em casos específicos, e bem mais raros, o Cirurgião limitará a caminhada. Após a alta, o paciente deve caminhar todos os dias, pelo menos uma vez ao dia, iniciando de forma bem progressiva, aumentando o ritmo e distância com o passar dos dias.

2. Alongamento: iniciar na terceira ou quarta semana – alongamentos dos músculos da perna (isquiotibiais e piriforme) com a região lombar apoiada no solo. Também de forma progressiva e sempre acompanhado por Fisioterapeuta.

3. Abdominais: iniciar na quarta semana com a região lombar apoiada no solo;

4. Natação: pode ser liberada em geral, após a quarta semana.

  • FISIOTERAPIA CONVENCIONAL: pode se iniciar na segunda ou terceira semana, de forma bem progressiva.
  • ESTEIRA ELÉTRICA (STEP): pode ser liberada a partir da terceira ou quarta semana.
  • RETORNO AO TRABALHO: O tempo que ficará afastado do trabalho depende do tipo de trabalho que faz – não menos de 2 a 4 semanas.

Depois que seu corpo se recuperar totalmente e depois de obter permissão do Cirurgião, você poderá retomar suas atividades normais.

Lembre-se de sempre de buscar orientações precisas com seu médico para descobrir o que é melhor para você e seu corpo.

Dr. Sandro Medeiros
CRM 43938