O sistema nervoso coordena todas as atividades corporais do ser humano. O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso humano. Ele coordena em torno de 600 músculos e 200 ossos, responsáveis pelos nossos movimentos.

Quando uma mensagem chega ao cérebro, vinda de qualquer parte do corpo, o cérebro diz ao corpo como reagir. Por exemplo – se alguém acidentalmente tocar em um fogão quente, os nervos da sua pele enviam uma mensagem de dor ao cérebro. O cérebro então envia uma mensagem dizendo aos músculos da mão para se afastarem.

A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos a ele ligados.  Cada nervo percorre um trajeto definindo o território que recebe o nome da raiz que o inerva. A raiz nervosa é responsável pela sensação e movimento da região do corpo.

Por que o neurocirurgião trata cérebro e coluna – o que os une?

Neurocirurgia é a especialidade que responde pelo diagnóstico e tratamento de lesões ou doenças do cérebro, da coluna, da medula e dos nervos periféricos.

Os neurocirurgiões tratam de pacientes com traumatismo da cabeça, da coluna vertebral, doenças vasculares como aneurismas e obstruções arteriais cerebrais e na região cervical que podem levar a uma isquemia cerebral.

O neurocirurgião trata também de pacientes com dor crônica na coluna, defeitos congênitos de nascimento em crianças e adultos, tumores do cérebro, da coluna e medula, além de lesões de nervos periféricos na face, braços e pernas.