Discopatia degenerativa é uma consequência natural do envelhecimento fisiológico do discos intervertebrais que são os amortecedores de nossa coluna vertebral. Eles são constituídos basicamente de água, que vai sendo perdida com o tempo, deixando-os cada vez mais finos.

Então, se a pergunta é: “EU VOU TER ESTA CONDIÇÃO?

A resposta será: Sim, JÁ A PARTIR DA TERCEIRA DÉCADA DE VIDA.

Como temos uma realidade em que vivemos cada vez mais, é natural que tenhamos muito mais pessoas que vão passar pelo FATOR DE ENVELHECIMENTO, QUE PODERÁ SER CAUSA DE DOR NA COLUNA.

No entanto, é importante que se enfatize que a degeneração dos discos da coluna não acontece somente pelo envelhecimento do nosso corpo. Elas podem ser causadas por fatores como fissuras ou rupturas do disco, que podem acontecer por traumas, prática de exercícios vigorosos, trabalho com esforço físico ou vida sedentária.

Mas, não é necessário um evento traumático de grande importância para dar início a degeneração discal, porque ela também pode se desenvolver de forma silenciosa e progressiva ao longo da vida. Pessoas que passam muitas horas sentadas e que precisam inclinar o corpo para frente, de forma repetitiva ao longo do dia, correm mais riscos de apresentar alguma alteração do disco vertebral. 

Se a pessoa tem uma DISCOPATIA DEGENERATIVA não significa necessariamente que ela terá uma hérnia de disco, mas que terá um risco aumentado, assim como artrose das articulações da coluna.

O que caracteriza a discopatia degenerativa?

  • Redução do espaço intervertebral – que torna o disco intervertebral mais achatado;
  • Abaulamento discal – que deixa o disco aparentemente curvo;
  • Osteófitos – crescimento de pequenas estruturas ósseas nas vértebras da coluna.

O que é possível fazer?

É possível tentar melhorar a qualidade do disco com atividade física regular, evitando vida sedentária, evitar o fumo e a obesidade. O tratamento da dor que pode aparecer como consequência do desgaste do disco começa com medidas conservadoras, tais como: medicação, fisioterapia, quiropraxia ou a mesa de descompressão SpineMed.

Para dores mais crônicas temos os bloqueios/infiltrações na coluna e, para casos intratáveis, podemos indicar cirurgia de artrodese da coluna.