Quando se sofre de dores persistentes na coluna, a primeira e melhor atitude é buscar um diagnóstico preciso de um médico especializado.

Isto porque, para que se defina um tratamento efetivo, é preciso, acima de tudo, identificar as causas – as origens da dor. A partir delas, o médico reconhecerá claramente o problema e indicará o melhor tratamento.

A sua dor na coluna poderá ser caracterizada por diferentes e reconhecidas condições clínicas, para as quais a Clínica Avanti investiu em equipamentos minimamente invasivos de alta tecnologia, proporcionando um tratamento completo para alívio da sua dor, são eles:

Tratamento através da SpineMed: um sistema de descompressão vertebral que atua sobre os discos intervertebrais, reduzindo a pressão e o atrito entre eles. O tratamento consiste em sessões de 30 minutos (até 20 sessões), em que o paciente fica deitado em uma maca que aplica uma força controlada sobre a coluna.

Tratamento através de Ondas de Choque: são ondas acústicas de alta energia que estimulam a regeneração dos tecidos e a circulação sanguínea na região afetada. O tratamento consiste em aplicar as ondas de choque sobre a área dolorida (3 a 5 sessões) com um aparelho que emite pulsos rápidos e intensos.

– Tratamento por SIS: é um tratamento que consiste na aplicação de um campo eletromagnético de alta intensidade (até 9 sessões), que influencia positivamente o corpo humano, com a mesma força de uma Ressonância Magnética. Este campo penetra profundamente nos tecidos e estimula a regeneração celular, o aumento da circulação sanguínea, o estímulo da musculatura, assim como promove a regeneração óssea.

– Tratamento por Laser: é uma fonte de luz que emite radiação eletromagnética com propriedades terapêuticas. O tratamento consiste em aplicar o laser sobre a pele, na região da coluna, com uma intensidade e um tempo determinados. O laser tem efeito analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante, além de estimular a produção de colágeno e elastina.

– Tratamento através da Mesoterapia: é uma técnica que consiste em aplicar microinjeções de medicamentos na camada superficial da pele, na região da coluna (3 sessões). Os medicamentos podem ser analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou vasodilatadores, dependendo do objetivo do tratamento. A mesoterapia tem efeito imediato e prolongado sobre a dor e a inflamação.

É importante frisar que o tratamento mais indicado para cada caso depende sempre de avaliação médica especializada, que leva em conta o histórico clínico do paciente, os exames complementares e a resposta aos tratamentos anteriores. Consulte sempre um especialista em coluna antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

Dr. Fernando Schmidt – artigo publicado em jornal |novembro 2023