“Doutor: Vou precisar fazer ressonância magnética da minha coluna?”

Por que algumas pessoas têm pânico com este exame?

Até o início da década de 90 do século passado, os exames de imagem da coluna se limitavam ao Raio X e exames de tomografia computadorizada. Estes, contudo, não permitiam uma imagem precisa das estruturas nervosas, discais e ligamentos.

Felizmente, com o advento da ressonância magnética, conseguimos ter acesso a imagens de excelente qualidade da nossa coluna.

Por isso, nos dias de hoje, esta tecnologia se consolidou como o exame mais qualificado para investigar as dores na coluna.

Ao contrário das radiografias e da tomografia, a ressonância magnética não usa radiação, mas sim funciona através de um grande magneto e, assim, não traz qualquer prejuízo para nosso corpo.

Principalmente devido a este fator, é que no meu consultório, para a grande maioria dos pacientes com alguma queixa de dor na coluna, a ressonância magnética tornou-se o exame de rotina.

Então: por que muitos pacientes têm dificuldade em realizar o exame?

Principalmente pelo fato da máquina que o realiza, necessita que o paciente entre em uma estrutura tubular com quase todo o corpo, mesmo que não haja nenhuma reação e nenhum estímulo de dor. Pessoas que sofrem de claustrofobia não conseguem realizar o exame.

Qual a solução?

Com esta condição, o paciente pode realizar o exame com acompanhamento de um anestesista, que irá ministrar uma leve sedação durante o procedimento.

Dr. Fernando Schmidt
CRM 14609