Com a chegada do inverno e a consequente queda das temperaturas, chegam as queixas de dores na coluna, vindas de pacientes de todas as idades. Segunda maior causa de visitas aos médicos, as dores nas costas nesta época do ano aumentam ainda mais.

         Não são apenas os males da coluna lombar ou dorsal que levam as pessoas para o consultório nesta época do ano. A parcela da população que sofre com fraturas e lesões já consolidadas também costuma reclamar de dores mais frequentes, especialmente nas articulações e nos ossos. Isto ocorre porque os vasos do nosso corpo se contraem, diminuindo a flexibilidade do corpo.

         A primeira explicação é a contração que nossa musculatura faz naturalmente, quando a temperatura ambiente é baixa. Quando temos o frio e a umidade juntos (realidade que é muito comum em todas as regiões do nosso Estado), nossos tendões, músculos e ligamentos se expandem pela umidade e se contraem pelo frio, gerando mais dores.

         Quando as temperaturas estão baixas, nosso corpo permanece o tempo todo se defendendo, em relação ao desconforto que o frio nos impõe. Nossos músculos se contraem involuntariamente, em uma reação natural para aumentar a temperatura do corpo. Estas reações afetam as raízes nervosas que sustentam nossa coluna. As pessoas que já têm algum problema de coluna sofrem mais com as contrações.

         Um estudo científico, publicado pela Revista International Archives of Occupational and Environmental Health da Alemanha, analisou 135 mil trabalhadores e relata que temperaturas baixas contribuem decisivamente para a ocorrência de dores lombares.

         O que sabemos é que o aumento da dor nas costas nos períodos de frio pode ser ainda resultado da queda da pressão barométrica provocada pelo frio, gerando uma espécie de inchaço nos tecidos que circundam nossas articulações, pressionando os nervos, o que gera a dor.

Dá para fazer alguma coisa para evitar a dor nas costas?

         A resposta é sim. Temos como agir preventivamente em relação às dores lombares provocadas pelo frio:

– Fazendo atividades físicas. A falta de exercícios pode aumentar algumas dores, porque o sedentarismo reduz o fluxo de oxigênio e nutrientes para os músculos e as articulações;

– Duas das atividades mais benéficas para prevenir dores nas costas são a natação e hidroginástica, em piscinas aquecidas. O contato com água quente relaxa e contribui para prevenir e aliviar as dores;

– Usar roupas quentes, apropriadas para a estação – o corpo aquecido ficará mais relaxado;

– Manter o ambiente aquecido para evitar a contração involuntária dos músculos;

– Nos episódios de dor, fazer compressas com bolsas de água quente ou toalhas aquecidas sobre o local.

Mais importante que tudo isto é conhecer as reais causas da dor e tratar de forma adequada, porque a evolução do problema pode resultar em um quadro grave. Então, sempre opte por procurar um médico especialista e não fique convivendo apenas com medidas paliativas.