Submetidos a cirurgia que acoplou implantes elétricos à coluna vertebral, em combinação com dispositivo de inteligência artificial, três pacientes paraplégicos conseguirem voltar a andar em apenas um dia.

Os resultados, detalhados na última edição da revista Nature Medicine, é fruto do trabalho de cientistas da Suíça que, desde 2014, desenvolvem a tecnologia de recuperação de movimentos.

O sistema restabeleceu a “ponte” de comunicação entre o cérebro e a coluna e, assim, os pacientes conseguiram nadar, pedalar e praticar canoagem. Isso depois de uma operação que durou quatro horas.

Os três voluntários perderam os movimentos dos membros inferiores após sofrerem acidentes de moto.

Na cirurgia experimental, eles receberam 18 implantes de eletrodos em toda a medula espinhal.

Esses dispositivos emitem sinais elétricos sincronizados, que simulam a ação dos neurônios presentes ao longo da medula responsáveis por fazer o cérebro ativar os músculos do tronco e das pernas.

Os eletrodos são conectados a um tablete com um sistema de inteligência artificial.

Dessa forma, ao comando do paciente, o computador aciona o tipo de atividade motora a ser realizada, como dobrar o joelho.

Treinamento intenso Todos os três voluntários conseguiram ficar em pé imediatamente após a operação e deram os primeiros passos com o apoio de cabos fixados ao teto.

Depois de cinco meses de treinamento, recuperaram a massa muscular e, com auxílio de um andador, realizaram atividades mais longas, como sair de casa.

O uso de eletrodos elétricos implantáveis já é bastante explorado na área médica, como no tratamento da dor crônica.

O grande diferencial dos cientistas suíços foi usar um algoritmo que consegue ativar movimentos específicos, como levantar joelho e esticar a perna. Isso é algo que ainda não havia sido feito.

Essa é uma grande conquista.

Para um indivíduo que não anda, conseguir sair de uma cadeira de rodas, poder sair de casa e não precisar de auxílio para tarefas cotidianas é algo de extremo valor, que certamente garante uma dimensão de vida mais plena.