Qual a importância?

A osteofitose ou o bico de papagaio, como é popularmente conhecida, é uma alteração óssea que surge principalmente na parte anterior das vértebras da coluna.

O bico de papagaio é mais comum de acontecer devido ao envelhecimento e à má postura ao longo dos anos, quando acontecem desgastes no disco intervertebral que fazem as vértebras se aproximarem muito, levando a formação de novas estruturas ósseas que se formam nas bordas das vértebras – conhecidas como osteófitos.

Na grande maioria dos casos, NÃO causam nenhum sintoma e são apenas um achado radiológico.

Ele é mais comum de ocorrer a partir dos 45 anos de idade devido ao desgaste natural dos discos da coluna vertebral, por questões genéticas, em pessoas que tem excesso de peso – que não praticam atividade física e naquelas que já sofreram traumas na coluna ou possuem doenças reumáticas.

No entanto, pode ser que este osteófito se desenvolva na porção póstero lateral do corpo vertebral na saída da raiz nervosa.

Nestes casos, podemos ter sintomas de dor/formigamento e perda de força.

Se você sente os seguintes sintomas é importante procurar um médico especialista em coluna vertebral o quanto antes possível:

– Dor forte localizada nas costas ou que irradia para a perna, principalmente quando se movimenta;
– Sensação de formigamento nas pernas quando se desenvolve na região lombar ou nos braços caso se localize na cervical;
– Diminuição da força muscular;
– Limitação dos movimentos com a coluna.

Mesmo que estes sintomas sejam comuns a outras doenças osteoarculares, o correto diagnóstico irá definir o tratamento mais adequado.

O seu médico irá solicitar um raio X e uma ressonância magnética da coluna. Através destes exames de imagem, ele irá verificar o desgaste do disco intervertebral, a aproximação entre as vértebras e a formação de osteófitos (bico de papagaio) na região póstero-lateral das vertebras.

O tratamento atua para aliviar a dor e diminuir a sensação de desconforto, sendo que os iniciais são:

▫ Utilização de medicamentos;
▫ Fisioterapia;
▫ Hábitos para correção de má postura;
▫ Prática de atividades físicas.

Nos casos de compressão radicular importante com dor incapacitante e/ou formigamento e perda de força será necessário indicação de tratamento cirúrgico.