AVC Isquêmico
Este é o tipo de ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL que mais acontece. Ele ocorre quando há interrupção do suprimento sanguíneo para determinada região do cérebro.
Os principais fatores de risco são: obesidade; hipertensão arterial; diabetes; dislipidemia – aumento do colesterol; tabagismo e alcoolismo.
PRINCIPAIS SINTOMAS: fraqueza ou adormecimento de apenas um lado do corpo; dificuldade para falar ou para entender frases e informações simples; dificuldades para engolir, tontura; perda da força da musculatura do rosto que deixa a boca torta; dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora.
É importante salientar que os sintomas podem acontecer subitamente e podem ocorrer combinados ou individualmente.
O TRATAMENTO acontece através a realização de uma trombólise, que é a injeção de uma enzima que só pode ser administrada a partir do momento que o AVC Isquêmico estiver com diagnóstico confirmado por tomografia ou ressonância magnética. A droga deve ser utilizada nas primeiras quatro horas após o evento, com capacidade de destruição do coágulo, restabelecendo a circulação do sangue na região e diminuindo o risco de sequelas.
Outro tratamento é o cateterismo cerebral, que é feito a partir da inserção de um tubo flexível na artéria da virilha até o cérebro para tentar remover o coágulo ou para injetar anticoagulantes no local.
AVC Hemorrágico
É a ocorrência de sangramento em uma parte do cérebro, causado pela ruptura de um vaso sanguíneo. Entre as causas deste tipo de AVC estão: pressão alta; aneurisma; malformações vasculares; distúrbios na coagulação sanguínea e aterosclerose.
O AVC HEMORRÁGICO está entre as principais causas de emergências médicas na área de Neurologia. Ele ocorre com menos frequência (em torno de 10 a 15% de todos os casos de AVC), mas é muito mais perigoso.
Entre os SINTOMAS – alguns semelhantes aos que ocorrem no AVC Isquêmico tais como: fraqueza em apenas um lado do corpo, dificuldade para enxergar de um ou dos dois olhos, tontura, dificuldade para articular frases e para compreender palavras que fazem parte do dia a dia. O AVC Hemorrágico pode produzir ainda crises convulsivas.
O TRATAMENTO é feito a partir do controle da pressão arterial com anti-hipertensivos e tratamento dos sintomas. A indicação de cirurgia é considerada a partir do tipo e gravidade do caso.
Baseado na fonte – Instituto de Neurologia de Rio Preto – https://inerp.com.br/