As Cefaleias Crônicas – lembrando que cefaleia é o termo médico para a dor de cabeça – acometem cerca de 20 porcento da população mundial, ou seja, cerca de 1, 4 milhão de pessoas.

Há diversos tipos de cefaleias crônicas, mas, grosso modo, podemos dividi-las em 3 grupos principais.

As Enxaquecas são dores pulsáteis de forte intensidade, geralmente acometendo um lado da cabeça e geralmente estão associadas às náuseas e vômitos e à sensibilidade ao som e à luz. Elas podem durar entre 4 e 72 horas.

As Cefaleias Tensionais e as Cefaleias Cervicogênicas (termo que quer dizer originado, causado por alterações na coluna cervical) são dores geralmente localizados na parte da frente da cabeça (cefaleias tensionais) ou na sus parte posterior (cervicogênicas). Estão associadas a cansaço mental e físico e são mais comuns após uma jornada fatigante trabalho, estresse físico ou emocional.

As Cefaleias Trigeminais são dores que acometem o crânio e/ou a face. Estão relacionadas a uma hiperatividade do Nervo trigêmeo – nervo responsável pela sensibilidade da pele ao nível da Face e de parte do Crânio.

O diagnóstico correto da Cefaleia deve ser feito por um especialista de acordo com os sintomas; os dados do exame físico. Os exames de imagem, como Tomografia ou Ressonância Magnética, são úteis para descartar outras causas de dor facial ou de cabeça.

O tratamento de primeira linha é com medicação. Ela é utilizada para abortar ou para evitar a crise de enxaqueca de dor de cabeça.

É bastante comum um controle insatisfatório da dor, levando a uso crônico de medicações que podem ter consequências nefastas a médio/longo prazos.

Nos últimos anos a medicina tem apresentado uma série de opções para os pacientes, como tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos, que são extremamente seguros e eficazes:

– Toxina Botulínica

É um potente bloqueador neuromuscular, que bloqueia o estímulo nervoso direcionado aos músculos. Além disso é um potente analgésico.

As aplicações são feitas em vários pontos do crânio e podem ser realizadas no consultório.

– Bloqueios anestésicos

São utilizadas substâncias analgésicas que bloqueiam os estímulos nervosos em gânglios e/ou nervos do crânio e da face.

São realizadas em consultório ou no bloco cirúrgico. Não requerem internação.

– Termocoagulação por Radiofrequência

É uma técnica moderna, que utiliza o mesmo princípio do micro-ondas de cozinha, onde uma onda de radiofrequência gera calor.

Na Termocoagulação, utilizamos uma fina cânula, por onde passa um eletrodo que causa lesões térmicas controladas em gânglios ou raízes nervosas.

É um procedimento feito exclusivamente no bloco cirúrgico. Não há necessidade de internação.

Todos estes procedimentos devem ser avaliados e indicados por um médico especialista.

Seus riscos são extremamente baixos e os resultados altamente eficazes.

São armas cada vez mais utilizadas no controle das dores de cabeça crônicas.