O retorno da hérnia de disco, a recidiva, se caracteriza pela ocorrência da hérnia de disco no mesmo nível, e do mesmo lado seguido de um período livre da dor após a cirurgia. É mais frequente nos primeiros três meses após a cirurgia.

A sua ocorrência acontece entre 5 e 10% dos casos.

Os principais fatores de risco clínicos para a recidiva são: sexo masculino, idade jovem, tabagismo e ocupação que exija carregar peso.

Já os fatores radiológicos ou das características da hérnia envolvem: amplos defeitos na estrutura do disco chamada ânulo (já foi associada até a 27% de recidiva e 21% de reoperação).

Ainda, a presença de fragmento não protruso sem defeito do ânulo – taxa de persistência da ciática de 38% (esta cirurgia envolve uma lesão no ânulo para retirada do fragmento de disco).

Quando se trata de recidiva ou retorno da hérnia é importante comentar sobre o repouso.

No entanto, em alguns casos os pacientes podem relatar algum trauma, queda ou levantamento de peso que tenha precipitado o retorno do quadro.

Ainda, se há uma lesão grande na estrutura do disco, a restrição de atividades que aumentam o retorno da hérnia deve ser recomendada. Evitar carregar peso, girar o tronco e dirigir pode ajudar a diminuir a taxa de retorno da hérnia. A cirurgia para a reerniação tem taxas de sucesso semelhantes a primeira cirurgia.

Se o disco apresentar hérnia novamente, indica-se uma microdiscectomia/discectomia de revisão (será tão bem-sucedida como a primeira intervenção). No entanto, após uma recidiva, o paciente está em risco mais elevado de novas recorrências (15 a 20% chances) ou ter dor lombar crônica.

Para os pacientes com múltiplas recidivas, uma cirurgia de fusão da coluna pode ser recomendada para prevenir novas recorrências. A remoção de todo o espaço discal e a fusão do nível é a forma mais comum de garantir que nenhuma outra hérnia discal possa ocorrer.

Após a microdiscectomia/discectomia, um programa de exercícios de alongamento, fortalecimento e condicionamento aeróbico é recomendado para ajudar a prevenir a ocorrência de dor nas costas ou hérnia discal.

Converse com o seu cirurgião e receba as orientações específicas para o seu caso.