Trata-se do nome técnico que se dá para a dor de cabeça que tem como origem patologias na coluna cervical.

Em geral, é uma dor que começa na coluna cervical e se irradia para a cabeça, frequentemente na parte posterior. É associada muitas vezes à rigidez e diminuição da movimentação do pescoço.

A dor só é aliviada com o repouso, antiinflamatórios, relaxantes musculares, massagem relaxante e calor local.

Em alguns casos podem surgir ainda parestesia (formigamento) na região cervical e no crânio.

Normalmente, o diagnóstico é dificultado pelo fato de que esta dor de cabeça se assemelha muito à enxaqueca.

Este tipo de dor de cabeça pode ser causado por problemas como osteoartrite, prolapso (começo de hérnia) em um disco da coluna cervical ou uma lesão no pescoço.

É muito relacionada à má postura por longos períodos de tempo, seja no trabalho ou nas atividades de lazer. O uso excessivo de dispositivos móveis de comunicação (celulares), por longos períodos com o pescoço flexionado, tem sido o maior causador deste tipo de dor de cabeça.

O TRATAMENTO

A sintomatologia é bem característica. O exame físico tipicamente demonstra pontos dolorosos na parte posterior do pescoço ou na base da cabeça.

Exames de imagens auxiliam no diagnóstico de alterações degenerativas da coluna cervical. Também descartam lesões, notadamente tumores.

A definição de tratamento vai depender da gravidade de cada caso, podendo envolver injeção de anestésicos ou corticosteroides na região afetada.

Uma das recomendações é a Fisioterapia e o Pilates, ambos com o objetivo de fortalecer os músculos do pescoço, corrigir a postura e melhorar a elasticidade. Também se indica massagem terapêutica, quiropraxia e/ou acupuntura.

Porém, em algumas situações, o neurocirurgião indicará uma cirurgia para aliviar a compressão do nervo.

Fique atento!

Cuide de sua postura!