Estudo recente do Jornal da Terapia Ortopédica e Esportes Físicos (JOSPT) comparou o fortalecimento da musculatura do pescoço com com o exercício somado a técnicas descompressivas da coluna cervical para o tratamento de radiculopatia cervical.
O artigo Exercise Only, Exercise With Mechanical Traction, or Exercise With Over-Door Traction for Patients With Cervical Radiculopathy, With or Without Consideration of Status on a Previously Described Subgrouping Rule: A Randomized Clinical Trial encontra-se disponível no link abaixo. clique aqui.
A radiculopatia cervical consiste no pinçamento do nervo por diminuição dos forames, também chamada de estenose foraminal, podendo gerar dores na região cervical e nos braços, bem como perda de força e sensibilidade nos membros superiores. Nesses casos, há abaulamento do disco intervertebral, que extravasa e comprime a raiz do nervo.O círculo vermelho mostra o abaulamento discal que compromete a passagem do nervo (em azul), gerando compressão radicular. Dentre as metodologias de tração comparadas no estudo está a “Tração Mecânica”, que é aplicada ao pescoço por intermédio de uma máquina de tração que estica suavemente a coluna a fim de diminuir a pressão sobre o nervo irritado. O outro método comparado é a “Tração sobre a porta”, que é realizada com o paciente sentado, com um sistema de pesos e roldanas ligadas a uma porta, que é usado para alongar progressivamente o pescoço.A. Tração sobre a porta. B. Máquina de Tração Mecânica Os resultados mostraram que após 4 semanas todos os grupos se beneficiaram dos tratamentos, mas apenas os pacientes submetidos à tração mecânica mantiveram os bons resultados após 6 meses e 1 ano de iniciado o tratamento. Isso comprova que os pacientes com radiculopatia cervical podem se beneficiar de técnicas não invasivas para a resolução de quadros de dor através de programas específicos de exercício físico e utilização de máquinas de tração mecânica. Apesar dos bons resultados obtidos nesse estudo, é fundamental que o paciente se consulte com um especialista, pois somente ele será capaz de indicar o correto tratamento para cada caso.
Fonte: Dr. Tim Terlep- Watching Back Pain Vanish, Tampa Bay Times, 2007.