Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o tratamento de dor na coluna por ondas de choque consiste em uma energia mecânica depositada na área de uma lesão nas regiões musculares, a fim de estimular a formação de novos vasos sanguíneos através da liberação de células anti-inflamatórias no local.
Os aparelhos que fazem tratamentos por ondas de choque têm diferenças?
Sim! Hoje temos duas tecnologias. Uma que usa o sistema radial, superficial e utilizado principalmente nas clínicas de fisioterapia.
O outro sistema se chama focal que é uma tecnologia de uso exclusivo na área médica e que utiliza um sistema piezoeléctrico de emissão de ondas sonoras de alta intensidade e que pode atingir profundidade de até 10 cm.
Importante esclarecer que, embora o nome seja tratamento por ondas de choque, ele não envolve a eletricidade, mas sim ondas sonoras de alta intensidade.
Especificamente esta tecnologia, é indicada para os tratamentos das dores crônicas da coluna bem como as síndromes miofasciais, que incluem a fibromialgia.
O aparelho tem condições de desfazer nódulos crônicos de fibrose dolorosos nos músculos e é utilizado no tratamento de dores crônicas que não obtiveram bons resultados com os métodos convencionais.
Dentre os inúmeros benefícios, podemos listar alguns como:
* Não invasivo;
* Não precisa de anestesia;
* Traz resultados mais rápidos e duradouros;
* Proporciona retorno rápido às atividades do dia a dia;
* Ambulatorial – não precisa de internação.
O tratamento é feito com 3 a 5 sessões em intervalos de 1 semana.
Está com dor na coluna e precisa de orientação específica para o seu caso? Converse conosco.
Dr. Fernando Schmidt – artigo publicado em jornal | julho 2023