A hérnia de disco acontece quando um dos discos intervertebrais da coluna – estruturas cartilaginosas que possuem as funções principais de absorver impactos e evitar o atrito entre as vértebras – sofre uma fissura em sua estrutura, causada pelo desgaste natural ou por fatores como má postura, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Nestas condições, esse disco deslocado (ou herniado) acaba comprimindo algum nervo. É justamente essa compressão que causa as dores.

TRATAMENTOS

Nem sempre o tratamento da hérnia de disco é feito com cirurgia. Porém, em casos mais graves e com dores crônicas, o paciente pode ter que operar.

Felizmente, com os avanços da tecnologia, hoje é possível fazer cirurgia de hérnia de disco por vídeo – desde que o acesso ao local da lesão seja viável. Esse procedimento é considerado uma técnica minimamente invasiva.

As incisões nas cirurgias tradicionais podem ser de até 5 cm. No caso da cirurgia de hérnia de disco por vídeo – ou cirurgia endoscópica da coluna -, o corte costuma ser menor que 1 cm.

Mas, não é apenas esta a única vantagem da cirurgia endoscópica da coluna:

– Geralmente é feita apenas com anestesia local e sedativos, sem necessidade de anestesia geral;

– O Tempo de cirurgia menor;

– A Recuperação é muito mais rápida e menos dolorosa no pós-operatório;

– Na maioria dos casos, a alta hospitalar ocorre no mesmo dia da cirurgia, sem necessidade de internação.

RECUPERAÇÃO

Justamente pela incisão menor e pelo risco mais baixo de infecções e sangramentos, a recuperação da cirurgia de hérnia de disco por vídeo é mais rápida que o pós-operatório das cirurgias tradicionais.

Porém, mesmo em casa, deve-se permanecer em repouso, evitando atividades que exijam movimentos repetitivos (inclusive dirigir). O médico responsável marcará uma consulta de retorno para a retirada dos pontos e para avaliar a recuperação do paciente. A fisioterapia também pode ajudar a acelerar o processo de reabilitação.

Geralmente, o paciente é liberado para voltar a trabalhar e praticar atividades físicas moderadas em cerca de 15 dias após a cirurgia.

É importante saber que, em cerca de 90% dos casos de hérnia de disco, o procedimento cirúrgico não será necessário. Para isso, o paciente deve procurar o médico especialista assim que os primeiros sintomas surgirem.

Dr. Sandro de Medeiros – artigo publicado em jornal | maio 2023