O tratamento da dor, especialmente das tendinopatias crônicas, é um desafio para a medicina. Frente a esta realidade, a aplicação de Ondas de Choque é uma nova modalidade de tratamento que revolucionou o tratamento destas patologias tão frequentes e de difícil resolução.
Esclarecendo: A tendinopatia é uma condição que afeta os tendões, que são estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos. Contudo, é causada por lesões ou degeneração dos tendões presentes na coluna vertebral.
A Terapia por Ondas de Choque (TOC), portanto, é uma forma de tratamento não invasivo que utiliza um aparelho que envia ondas de som pelo corpo (não envolvem uso de eletricidade), para aliviar alguns tipos de inflamação e estimular o crescimento e reparação de vários tipos de lesões, especialmente em nível muscular e ósseo.
ONDAS DE CHOQUE PARA TRATAR DOR NA COLUNA
Na coluna vertebral, a TOC age em diferentes frentes:
Ação Mecânica: Causando formação de microbolhas que eclodem fragmentando a fibrose local;
Ação Analgésica: Por intenso estímulo local, liberando enzimas que atuam na fisiologia da dor;
Ação Vascular: Provocando uma congestão vascular e formação de novos vasos sanguíneos.
Neste sentido, as ondas de choque promovem:
– Alterações estruturais no tecido;
– Estimulação de crescimento ósseo;
– Estimulação do processo regenerativo dos tecidos;
– Alterações estruturais no depósito de cálcio seguido por reabsorção de cálcio pelo organismo.
Através deste tratamento, foi possível constatar que até 95% dos pacientes obtêm resultados significativos no tratamento de suas dores na coluna.
Estudos demonstram que as ondas de choque melhoram mais de 30% da dor na primeira semana após o tratamento, atingindo melhora superior a 70% nos meses subsequentes por pelo menos 3 meses.
A terapia é realizada pelo médico especialista em coluna vertebral no próprio consultório, sem necessidade de anestesia geral. Para os pacientes com hiperalgesia (dor intensa), realiza-se anestesia local. Conforme o caso, é solicitado ao paciente que não realize esforços por 1-7 dias.
Necessita de uma avaliação do seu caso e um programa de tratamento? Entre em contato conosco.
Dr. Fernando Schmidt – artigo publicado em jornal |agosto 2023