Existem várias maneiras de combater as dores de coluna: tratamentos medicamentosos, fisioterapia contínua e, nos casos mais graves, cirurgias. A ozonioterapia, recentemente e oficialmente liberada por sanção presidencial, é um método complementar para tratamento da dor na coluna.

Importante mencionar que a sua utilização exige, por força de lei, o cumprimento das seguintes condições:

– Deve ser realizada por profissional de saúde com nível superior e inscrito no conselho de fiscalização;

– Deve ser aplicada por equipamento de produção de ozônio medicinal regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

– O paciente deve ser informado do caráter complementar do tratamento, ou seja, deverá estar associada a outro tratamento determinado pelo médico especialista.

Em nossa Clínica da Coluna no Centro Clínico Regina, já a utilizamos há mais de 10 anos em caráter experimental e, agora, a estamos empregando de forma complementar.

COMO SÃO OS PROCEDIMENTOS?

Quando o diagnostico possibilita que a ozonioterapia seja indicada, são realizadas injeções em pontos específicos do organismo que, quando em contato com o ozônio medicinal, melhoram a sua capacidade de circulação sanguínea e de oxigenação.

O efeito analgésico alivia as dores imediatamente e as propriedades anti-inflamatórias podem substituir medicamentos com este mesmo fim, mas que possuem efeitos colaterais indesejados.

A ozonioterapia é especialmente indicada para o tratamento de artroses e em doenças da coluna vertebral como a hérnia discal.

Além dos excelentes resultados e do ótimo custo-benefício deste tipo de terapia, outra grande vantagem está no seu baixíssimo índice de efeitos colaterais, fato que proporciona repetidas aplicações, de acordo com o grau de dor a ser combatido.

Gostaria de avaliar se a ozonioterapia é indicada para a sua condição clínica e ter acesso imediato ao tratamento? Fale conosco!

Dr. Fernando Schmidt – artigo publicado em jornal | agosto 2023