A Hérnia de Disco é uma doença que pode ser incapacitante, causando dores severas. Ela se caracteriza por lesões que atingem os discos intervertebrais, fazendo com que os seus núcleos se desloquem e atinjam o canal espinhal e as raízes dos nervos.
Quem pode desenvolver Hérnia de Disco?
De forma geral, qualquer pessoa pode desenvolver uma ou mais hérnias de disco.
Qual a importância dos fatores de risco de Hérnia de Disco?
Causas isoladas não necessariamente provocam a patologia, mas sim a combinação de fatores, juntamente com características individuais e, principalmente, o tempo, que são responsáveis pela presença do problema.
Então, você está em risco? Considere os seguintes indicativos para saber:
1. Predisposição genética – Se são comuns os casos de hérnia de disco na sua família, a influência genética pode estar diretamente ligada ao modo como os componentes do disco se formam e como acontece a manutenção de suas estruturas.
2. Idade – É o fator de risco mais comum, uma vez que os discos intervertebrais sofrem degeneração com o passar dos anos em um processo normal de envelhecimento.
3. Sedentarismo – A vida sedentária implica no enfraquecimento da musculatura de sustentação, que levaria tanto a uma sobrecarga dos discos intervertebrais, quanto a uma piora da postura.
4. Tabagismo – A toxicidade das substâncias presentes no cigarro e absorvidas pelo organismo e a consequente falta de oxigenação do disco vertebral, levam a degeneração e fragilidade.
5. Sobrepeso e obesidade – O excesso de peso por si só causa uma sobrecarga no disco, deixando-o mais comprimido e propenso a rupturas.
6. Gênero – Homens têm uma probabilidade duas vezes maior de desenvolver a patologia.
7. Atividade profissional – O carregamento excessivo de peso, posturas e posições que sobrecarregam a coluna de forma recorrente pode ser decisivo.
8. Postura – Em um mundo onde ficamos sentados durante parte considerável do dia, seja no trabalho ou mesmo em atividades de lazer, a postura adquire uma grande importância.
O que fazer se você tem um ou mais fatores de risco?
Marque uma consulta com um médico especialista para estabelecer as melhores condições de prevenção para o seu caso.
Dr. Sandro de Medeiros – artigo publicado em jornal | julho 2023