BLOQUEIOS PARA A DOR

Bloqueios / Radiofrequência para a Dor

bloqueios de coluna cervical4O aumento das curvas fisiológicas da coluna resulta em hipercifose (acomete a região dorsal) ou hiperlordose (acomete a região lombar e cervical) que pode provocar dor e/ou alteração postural.

A dor na coluna tem como principal causa as questões degenerativas dos discos e articulações que vão gerar dor ou por artrose ou por compressões sobre os nervos.

Felizmente, estes quadros de dores podem, na maioria das vezes, serem tratados de forma conservadora utilizando medicação antiinflamatória, fisioterapia e muitas vezes associando acupuntura e/ou quiropraxia.

No entanto, alguns pacientes desenvolvem quadros de dor persistente, crônica, por mais de 3 a 6 meses ou mesmo quadros agudos de grande intensidade.

Nestes casos, antes das técnicas cirúrgicas, é possível tentar técnicas minimamente invasivas com agulhas, onde podemos bloquear/infiltrar a coluna ou utilizar radiofrequência nos nervos. Estas técnicas não são sempre curativas mas podem melhorar muito os quadros de dor.

Na realidade, bloqueio e infiltração são a mesma coisa, ou seja, colocação de medicação analgésica e antiinflamatória (corticoide) no provável local gerador da dor. O alívio da dor começa após 3 a 5 dias e pode durar de 3 a 6 meses caso a doença não seja muito grave. Já a radiofrequência é um procedimento diferente em que utilizamos uma agulha para gerar calor intenso a ponto de amortecer os nervos que causam a dor e, nestes casos, a dor pode melhorar em até 2 anos.

Todos os dois procedimentos podem ser repetidos e se tornar um tratamento efetivo da dor nos casos de dor na coluna por artrose e/ou hérnias de disco ou estenose do canal lombar.

Estes procedimentos são realizados em bloco cirúrgico, de forma ambulatorial, ou seja, os pacientes retornam para casa no mesmo dia e se utiliza uma leve sedação para que o procedimento seja indolor.

Após o procedimento, deve haver um repouso das atividades físicas e uma recuperação fisioterápica de 30 a 60 dias.

Bloqueio e/ou infiltração?

Ambos são a mesma coisa, ou seja, colocação de medicação analgésica e antiinflamatória (corticóide) no provável local gerador da dor.

O alivio da dor começa após 3 a 5 dias e pode durar de 3 a 6 meses caso a doença não seja muito grave.

Já a radiofrequência é um procedimento diferente em que utilizamos uma agulha para gerar calor intenso a ponto de amortecer os nervos que causam a dor e, nestes casos, a dor pode melhorar em até 2 anos.

bloqueios de coluna cervical3Todos os dois procedimentos podem ser repetidos e se tornar um tratamento efetivo da dor nos casos de dor na coluna por artrose e/ou hérnias de disco ou estenose do canal lombar.

Estes procedimentos são realizados em bloco cirúrgico, de forma ambulatorial, ou seja, os pacientes retornam para casa no mesmo dia e utilizamos uma leve sedação para que o procedimento seja indolor.

Após o procedimento, deve haver um repouso das atividades físicas e uma recuperação fisioterápica de 30 a 60 dias.