O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral. Ele se inicia no final da coluna, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa e, quando chega no joelho, se divide no nervo tibial e no fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que pode ocorrer dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.

Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico para que ele possa orientar o tratamento adequado.

Indique no questionário a seguir se você tem os sintomas listados:

  1. Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé.
    SIM – NÃO
  2. Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada.
    SIM – NÃO
  3. Fraqueza numa ou nas duas pernas.
    SIM – NÃO
  4. Dor que piora ao ficar muito tempo parado.
    SIM – NÃO
  5. Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.
    SIM – NÃO

Se você respondeu SIM para três ou mais itens você poderá estar com seu nervo ciático inflamado. Neste caso, é fundamental procurar o seu médico de confiança.

Muitas vezes estes sintomas podem estar associados ainda a alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose na coluna.

Durante uma consulta, o seu médico irá realizar testes no consultório e poderá solicitar exames de raio X da coluna para avaliar se esta possui alguma alteração que esteja comprimindo o nervo ciático, dando origem aos sintomas.