Nem sempre as dores constantes e fortes na coluna lombar podem ser tratadas com medicação ou intervenções fisioterápicas. Nos casos de hérnia de disco lombar é fundamental que o paciente seja avaliado por um cirurgião de coluna.  A partir de exames diagnósticos, ele vai definir a necessidade de uma cirurgia.

A coluna lombar é formada por uma estrutura complexa que conecta a parte superior do corpo à parte inferior, através da coluna vertebral, formada por cinco vértebras lombares, que juntas formam a curvatura lordótica. Esta região dá suporte à maior carga entre as vértebras e é a parte da coluna que oferece tanto mobilidade quanto força ao nosso corpo.

O paciente deve optar pela cirurgia de coluna da hérnia de disco lombar:

  • Nos casos em que a dor não passa em mais de 8 semanas;
  • Tendo perda de força progressiva;       
  • Sentir dor totalmente incapacitante a qualquer momento.

Hoje, dispomos de duas técnicas cirúrgicas para hérnia de disco lombar.

CIRURGIA TRADICIONAL – feita com incisões maiores e sem uso de magnificação. O procedimento precisa lesar mais a musculatura lombar. Por isso, é maior a dor pós-operatória e a recuperação é mais longa.

CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA – feita com pequenas incisões utilizando magnificação por microscópio cirúrgico ou, mais modernamente, com o uso de endoscopia e incrível incisão de apenas 7mm. Com isto, temos rápida recuperação pós-operatória. Em situações mais complexas ou nas recidivas das hérnias de disco, às vezes, é necessário retirar todo o disco intervertebral e fixar as vértebras com parafusos.

Além de ser mais rápida a CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA possibilita que o médico atue de uma forma mais precisa. A técnica também tem menos sangramento, o que agiliza o processo de recuperação do paciente pós-cirurgia.