Síndrome do túnel do carpo é uma lesão que ocorre como consequência da compressão do nervo mediano do canal do carpo. O sintoma mais importante é a parestesia: uma sensação de formigamento e de dormência nas mãos, que se manifesta principalmente à noite ou ao acordar, na região da mão.  A síndrome também provoca dor, que pode ser agravada em movimentos de extensão ou flexão dos punhos, tornando atividades simples como dirigir, digitar ou segurar o telefone dolorosas.

         A doença evolui impondo dificuldades para manipular objetos pequenos e executar tarefas que exigem motricidade fina, como pregar um botão, enfiar linha em uma agulha e até mesmo segurar uma xícara. Se não for tratada, eventualmente pode piorar, produzindo inclusive alterações motoras, como fraqueza para movimentar os dedos e incapacidade de segurar objetos.

         “Mas todo o desconforto que esta síndrome provoca, geralmente pode ser melhorado, com medidas simples e resultados rápidos”, afirma o neurocirurgião Fernando Schmidt. Com tratamentos medicamentosos associados ou não ao uso de próteses, mais o acompanhamento de um fisioterapeuta. Alguns casos mais graves necessitam a realização de uma cirurgia, que de um modo geral, ela é de rápida recuperação.”

         O túnel do carpo é a estrutura da anatomia humana que está entre a mão e o antebraço. Carpus é uma palavra derivada do grego que significa punho. Através deste túnel passam o nervo mediano, responsável pela inervação da parte externa das mãos, e nove tendões responsáveis pelos movimentos dos dedos. A compressão do nervo mediano provocada por situações que aumentem a pressão dentro do canal gera o que na medicina chamamos de síndrome do túnel do carpo.

Diagnóstico pode ser feito

por testes físicos, em consultório

         O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo normalmente é simples. Pode ser feito em consultório, de forma física, por manobras que comprimem o nervo.

 Se houver comprometimento, a sensação será de choque e formigamento.

         Para diagnósticos confirmativos, é necessário fazer uma eletroneuromiografia.

Como tratar a síndrome

do túnel do carpo

         O tratamento vai depender do grau de comprometimento do nervo. Se for leve, ainda em estágio inicial, é possível a recomendação de uso de prótese para imobilizar o pulso, combinado com o uso de anti-inflamatório. Se não houver melhora, passa-se à segunda opção de tratamento, no caso com a aplicação de cortisona diretamente dentro do canal do carpo.

         Quando tratamentos clínicos não resolvem, a indicação é de cirurgia para a descompressão do túnel e liberação do nervo mediano através de um corte do ligamento carpal transverso, em regime ambulatorial.

         Mas o mais importante, segundo o neurocirurgião Fernando Schmidt, é que: “esta síndrome pode ser resolvida de uma maneira bastante rápida. Qualquer que seja o tratamento ideal indicado, os resultados são bons, devolvendo a sensação de bem-estar ao paciente”.

Condições que podem contribuir

como fatores de risco

         A síndrome do túnel do carpo não tem apenas fatores mecânicos com causa. Há fatores de risco como comorbidades e condições físicas que podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da doença. A obesidade é um destes fatores. Também está comprovado que gravidez, diabetes, artrite reumatoide, fratura do punho, hipotireoidismo e lúpus, sarcoidose, amiloidose e mieloma múltiplo estão entre elas. A predisposição genética também está no rol das probabilidades, além do alcoolismo e o uso de alguns tipos de remédios usados no tratamento de câncer de mama e ovário.

Dá para atuar preventivamente

         Há formas de prevenir a síndrome de carpo. Quando a pessoa tem uma atividade que exige que a mão e o punho fiquem na mesma posição por longos períodos de tempo, é importante fazer paradas para a realização de atividades de alongamento e relaxamento.

         Alterar as formas de exercer as atividades, quando for possível, também pode proteger sua mão da formação das condições para a formação da síndrome. A orientação de um fisioterapeuta pode auxiliar na prevenção.

         Quando forem identificadas outras doenças como possíveis causas, o tratamento destas enfermidades certamente ajudará a melhorar a compressão do túnel do carpo.