Insônia é a incapacidade de iniciar ou manter um sono de qualidade. Doenças como Depressão, Parkinson ou Alzheimer podem estar associadas. Para o tratamento pode ser necessário o uso de medicamentos.

Hábitos também são importantes. Deve-se evitar ver TV ou mexer no celular, após deitar. Procurar deitar sempre na mesma hora e ler um livro pode ser útil.

Sonambulismo: são estados de consciência alterada, com comportamentos complexos. Pode estar associado ao terror noturno e despertar confusional. Mais comuns em crianças e adolescentes. Frequentemente há outros casos de sonambulismo na família.

Despertar Confusional: Despertar acompanhado de estado confusional e desorientação. Os fatores precipitantes podem ser: privação do sono, e administração de drogas como benzodiazepínicos (Rivotril, Diazepam, Lorax, etc.) e álcool. Também pode ser observado em pacientes com sonolência excessiva, como nos casos de apnéia do sono.

Terror Noturno: Ocorre quando o paciente acorda de forma abrupta aos gritos e com sinais de agitação, podendo durar alguns minutos. Em geral, não requerem tratamento e são autolimitados. Em alguns casos o uso de indutores do sono associados ou não a ansiolíticos podem ser utilizados.

Pesadelos: São sonhos com forte conteúdo emocional, geralmente de forma angustiante e que levam ao despertar. Não trazem consequências quando ocorrem esporadicamente, porém requerem tratamento quando frequentes.

Paralisia do sono: É a sensação de não conseguir movimentar o corpo que ocorre geralmente após o despertar. Dura poucos minutos, porém o suficiente para trazer um desconforto para o indivíduo.

Alucinações hipnagógicas: São alucinações visuais ou auditivas, que ocorrem ao despertar, como se estivéssemos sonhando acordado.

Apnéia Obstrutiva do Sono: Distúrbio muito comum e que acarreta em muitos casos, um acometimento extremamente importante da qualidade do sono. O tratamento pode consitir em uso de CPAP, que é um aparelho que injeta ar pelo pelo Nariz, para auxiliar na respiração.

Narcopelsia: É relativamente rara. Caracteriza-se por sonolência excessiva diurna, podendo estar associadas a sonhos e mesmo alucinações. Na maioria das vezes é hereditária. O início dos sintomas geralmente ocorre na adolescência ou na idade adulta. O tratamento é feito com uso de medicamentos.

Dr Sandro de Medeiros