É muito comum nos dias atuais que os pacientes tenham acesso a exames de imagem da sua coluna vertebral, inclusive exames de excelente resolução como a ressonância magnética. Praticamente no laudo da maioria destes exames existe a indicação de uma doença discal degenerativa. Como o próprio nome diz, degenerativo, da a ideia de algo grave que deve inclusive continuar a causar doença na coluna. Será isto a realidade ??

Na verdade, os exames de imagens da coluna mostram inicialmente o desgaste natural que ocorre em todos os seres humanos a partir dos 20 anos de idade. Isto é, todos os seres humanos sofrem de um desgaste natural dos discos da coluna, principalmente na região da coluna cervical e lombar. Isto se traduz nos exames como discopatia degenerativa. Portanto, a discopatia degenerativa é somente o desgaste, envelhecimento dos discos da coluna, e não é grave. Podem ocorre, em consequência deste desgaste, uma artrose nas articulações da coluna e isto sim, causar dor crônica da coluna.

Por outro lado, além da discopatia, podem ocorrer rupturas nos discos da coluna com quadro de dor devido a compressão das raízes nervosa da coluna. Nestes casos, além da discopatia, os exames mostram também as hérnias de disco. Mas, importante ressaltar, que mesmo indivíduos sem dor podem ter hérnias de disco.

Por isso, a interpretação dos exames de imagem da coluna precisam estar associados aos sintomas clínicos do paciente e estará a cargo do médico indicar se a discopatia discal degenerativa é de importância na dor do paciente ou se é apenas um fator de envelhecimento natural.

protese de discoClínica da Coluna
Dr. Fernando Schmidt CRM 14609 / Dr. Sandro de Medeiros CRM 43938